A depressão pode ser causada por muitas coisas diferentes. Não é apenas um sintoma de um desafio de saúde subjacente. Como a ansiedade, pode ser um desafio individualizado de saúde mental e às vezes é um efeito colateral de medicamentos. Em 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 3,8% da população esteja em depressão. São 280 milhões de pessoas em todo o mundo.
Embora todos os sexos possam sofrer de depressão, é 50% mais comum em mulheres do que em homens. Os muitos tipos de depressão, incluindo depressão clínica, transtorno depressivo maior, transtorno depressivo persistente, transtorno disruptivo de desregulação do humor e depressão pós-parto, podem afetar seriamente a saúde mental e física da pessoa que o experimenta. A OMS diz que mais de 700.000 pessoas tiram a vida todos os anos, tornando a depressão a quarta principal causa de morte em jovens de 15 a 29 anos.
A depressão é um desafio de saúde mental que pode afetar significativamente as nossas vidas e as vidas dos nossos amigos e familiares. No entanto, a depressão é tratável. Tratamentos inovadores como o dual sympathetic reset (DSR) – um bloqueio avançado do gânglio estrelado (SGB) da Paincare deram esperança a milhares de pessoas com depressão debilitante.
Quais são os sintomas da depressão?
A depressão é mais do que apenas melancolia ou tristeza. Os sintomas da depressão variam e variam de relativamente pequenos a sintomas significativos que afetam negativamente o nosso dia. Muitos de nós experimentamos vários sintomas ao mesmo tempo, como dor e fadiga.
Alguns dos sintomas mais comuns da depressão são:
- Sentimentos de tristeza e desesperança
- Perda de interesse em atividades outrora desfrutadas
- Irritabilidade
- Problemas de concentração ou raciocínio
- Dor
- Disfunção sexual
- Insónia
- Fadiga
- Problemas gastrointestinais
Continue a ler para saber mais sobre os sintomas mais comuns.
1. Sentimentos de tristeza e desesperança
Sentimentos de tristeza e desesperança envolvem uma tristeza profunda e persistente que pode resultar de traumas emocionais ou desafios de saúde mental como depressão. Essas emoções podem levar a uma falta de otimismo em relação ao futuro e a um sentimento generalizado de impotência ou impotência para melhorar as circunstâncias, muitas vezes impactando as mudanças no estilo de vida.
2. Perda de interesse em atividades outrora usufruídas
A perda de interesse em atividades antes desfrutadas (ou anedonia), é um sintoma muito comum de depressão. Refere-se à diminuição da capacidade de encontrar prazer ou satisfação em atividades que costumavam trazer alegria ou satisfação. Isso pode levar a uma falta de motivação, menor envolvimento em hobbies ou interesses, e um sentimento geral de apatia emocional ou desinteresse, destacando a importância de incorporar mudanças no estilo de vida para combater esses sentimentos.
3. Irritabilidade
Irritabilidade refere-se a um estado elevado de sensibilidade ou respostas emocionais facilmente provocadas em um indivíduo. Caracteriza-se por uma tendência aumentada para reagir negativamente ou com frustração a vários estímulos ou situações que normalmente não desencadeiam tais reações. Esta irritabilidade aumentada pode manifestar-se como impaciência, raiva ou agitação.
4. Problemas de concentração ou raciocínio
A resposta de luta ou fuga do corpo se ativa quando experimentamos um trauma ou um evento muito estressante. E às vezes permanece por muito tempo após o evento traumático, o que pode nos fazer sentir como se precisássemos estar em alerta máximo constante. Isso torna difícil se concentrar ou pensar com clareza.
5. Dor
A dor é um dos sintomas físicos mais comuns da depressão e muitas vezes pode levar ao sofrimento emocional. O desconforto constante, as limitações impostas às atividades diárias e a perda de prazer podem contribuir para sentimentos de desesperança e frustração. As alterações bioquímicas no corpo devido à dor crônica exacerbam ainda mais os sintomas depressivos.
6. Disfunção sexual
A depressão pode afetar vários aspetos da saúde sexual. Os sintomas da depressão em adultos, como a baixa energia, podem diminuir a libido e causar dificuldades com a excitação e satisfação. Muitos medicamentos antidepressivos têm efeitos colaterais sexuais.
7. Insónia
A depressão muitas vezes leva a insônia ou dificuldade para dormir. A tristeza, preocupação e ansiedade persistentes associadas à depressão podem tornar o relaxamento e o adormecimento desafiadores. Pensamentos negativos e ruminação podem manter a mente ativa, dificultando o desligamento e a entrada em um estado repousante. Além disso, interrupções no equilíbrio químico do cérebro e na regulação de hormônios e neurotransmissores podem contribuir para distúrbios do sono. A falta de sono reparador agrava ainda mais os sintomas depressivos, criando um ciclo de insônia e agravando a depressão.
8. Fadiga
A depressão causa fadiga crônica e baixos níveis de energia devido a cargas emocionais e cognitivas, padrões de sono interrompidos e alterações no apetite. Os desequilíbrios nos neurotransmissores e hormônios contribuem ainda mais para a sensação de exaustão. A combinação destes fatores resulta numa sensação generalizada de cansaço e letargia.
9. Problemas gastrointestinais
A depressão pode contribuir para o desenvolvimento de problemas gastrointestinais. O cérebro e o intestino estão intimamente ligados, e interrupções em um podem afetar o outro. O estresse e o sofrimento emocional associados à depressão podem levar ao aumento da sensibilidade e inflamação no trato gastrointestinal, resultando em sintomas como dor abdominal, distensão abdominal, diarreia ou prisão de ventre. Alterações no apetite e nos padrões alimentares comumente observadas na depressão também podem exacerbar problemas gastrointestinais.

Existem outros sintomas de depressão?
Sim. Existem alguns sintomas menos conhecidos de depressão que podemos experimentar, incluindo co-dependência, dificuldade em mostrar emoções e excesso de trabalho para nos distrairmos dos desafios.
Artigo a Continuar
PAINCARE
Não permita que a depressão tome conta da sua vida.
A aplicação do método SGB Dual Sympathetic Reset pelos nossos especialistas pode mudar a sua vida.
